Quem Se Comunica Bem É Mais Feliz e Tem Mais Sucesso

Você já ficou nervoso antes de uma entrevista importante? Já se viu cheio de dedos ao pedir um favor ou escolheu as melhores palavras para transmitir uma notícia ruim?

Se você preza os relacionamentos pessoais e profissionais, tenho certeza de que sua resposta foi sim às perguntas acima. Todos sabemos que quem se comunica melhor tem mais chances de ter sucesso em uma empreitada.

Qualquer profissional, qualquer pessoa que queira que as coisas se concretizem no trabalho e nos negócios deve, inevitavelmente, cuidar do que diz, do que deixa de dizer e de como o faz.

Essa preocupação faz sentido. De acordo com umestudo feito em 2010 pelo Project Management Institute Brasil (PMI), em 76% das empresas, o problema com a comunicação é a principal causa de fracasso dos projetos.

O curioso é que a dificuldade de se fazer entender, dentro e fora das organizações, não tem sido amenizada pela tecnologia. Ao contrário, ao analisar uma postagem na redes sociais ou uma troca de mensagens instantâneas, vê-se que é cada vez mais fácil sermos mal interpretados. E dá-lhe emoticons para evitar uma tragédia!

Talvez você esteja se perguntando: por que é tão difícil se comunicar com precisão?

Muito das confusões geradas pela comunicação acontecem porque o emissor se esquece de que, do outro lado da linha, do computador ou da mesa de reuniões existe um ser humano. E gente não vem com tutorial!

A boa notícia é que a comunicação eficaz é uma habilidade que pode ser aprendida.

Se você quer ser capaz de influenciar as pessoas e ter relacionamentos de longo prazo, observe essas dicas.

1) Preste atenção aos 3 elementos da comunicação 

De acordo com o professor  Albert Mehrabian, da UCLA, há três elementos em qualquer comunicação direta: palavras,tom de voz e linguagem corporal.

Palavras

Palavras representam apenas 7% de toda a mensagem. Para uma comunicação eficaz ocorrer, evidentemente, todas as três partes da mensagem deve ser coerentes entre si, mas isso significa dizer que 93% da comunicação não saem da sua boca… Saem de onde, então?

Ênfase e Tom de Voz

A ênfase e o tom de voz tem o poder de mudar completamente a mensagem. Muitas vezes, você vai dizer algo a uma pessoa e ela pode se sentir ofendida, quando, com as mesmas palavras e tom diferente, ela não se sentiria desta forma.

Linguagem Corporal

Você pode aumentar dramaticamente o efeito da sua comunicação, inclinando-se em direção ao interlocutor, gesticulando de forma a concordar com o que está sendo dito ou fazer contato visual direto. Assim, você dobra o impacto do que  está dizendo.

2) escute atentamente

Quando você perguntar, espere pacientemente por uma resposta completa. Escutar de maneira focada é interpretado positivamente pelo receptor, que pensa: “ele me ouve, valoriza as minhas ideias, me respeita e me considera”.

Para isso, faça perguntas para descobrir as reais necessidades e preocupações da outra pessoa e para pontuar possíveis pontos de dúvidas e objeções.

Quando você procurar compreender a situação e o objeto da comunicação, fazendo perguntas e ouvindo atentamente as respostas, apresentando seu ponto de vista, e entendendo o do outro, você vai se tornar muito mais eficaz e conseguirá resultados benéficos para ambos.

3) seja claro

A parte mais importante de uma boa comunicação é a clareza. As pessoas de sucesso sabem que falar bem pode ajudá-lo a ganhar o respeito dos outros, torná-lo mais valioso para sua empresa, conquistar novos negócios, abrir novas portas para conquistas na  sua vida e carreira. Diga o mesmo de diversas formas e cheque se a sua mensagem foi, de fato, compreendida.

Mais importante que saber o que fazer é praticar o que você aprendeu.

Comece agora a treinar essas dicas, em todo tipo de interação: seja você um pai que precisa conhecer melhor a alma do seu filho, um comprador  que teme ser enganado pelo vendedor, um funcionário que quer negociar um aumento com o chefe ou a esposa que precisa de mais carinho do marido.

Porque as suas relações são o seu tesouro e você merece multiplicá-lo!

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